Sunday, August 28, 2005

Falsa Persona

Para aqueles que não sabem, uma das minhas 28 doenças, talvez a mais curiosa delas, é essa que tem o nome do título. Eu também não tinha, até então, idéia do que se tratava.
Isso me foi diagnosticado cerca de 4 ou 5 anos atrás, quanto tive uma síncope nervosa enorme.
Perda de peso, stress, tremores. Viajei pra Brasília nas férias para descansar e, como eu estava convicta de que era doida (aliás, ainda hoje tenho minhas suspeitas), marquei um analista pra ver o que estava acontecendo.
Teoricamente minha vida estava bem, nada realmente grave acontecia.
Depois de duas ou três sessões é que eu fui descobrir o tamanho da encrenca.
Cheguei bem humorada, perguntando se ele já havia descoberto qual o meu tipo de doidisse.
Ele riu e disse que eu tinha muita sorte de não ter sido atriz.
" Você teria sido a maior das atrizes, e a mais sofredora delas"
Olhei pra ele espantada esperando a explicação.
- Você tem um traço em sua personalidade que costuma-se chamar falsa persona. Você é capaz de se envolver tanto nas situações alheias, que sente tudo o que as referidas pessoas sentem, sem no entanto ter o poder de ação contra isso que aqueles que vivenciam realmente a situação possuem.
-Como!?

- Você costuma chorar muito em livros e filmes?
-Horrores.

- Você entra na vida do personagem, por isso se emociona tanto. Mas isso pode acontecer tanto na ficção quanto em situações concretas. Entende agora porque você está tão estressada?

- Afe Maria, quer dizer que não obstante os meus problemas eu ainda vou sofrer de me acabar pelo dos outros?

- Mais ou menos isso.

- PRONTO! Amiguinho, faça alguma coisa, que eu não quero carregar o peso dos outros não!

- Eu não posso fazer muito, você vai ter que tomar cuidado pra isso não acontecer, ou pelo menos não atrapalhar a sua vida. Mas se você tomar esses florais, pode ser que melhore.

Preciso dizer que eu só tomei os famigerados florais 3 dias e que não adiantou? Enfim, como eu não sou mais adolescente rebelde em crise, isso não me incomoda e não é mais muito perceptível.
No entanto, dá um embasamento científico à grande maioria das bondades que eu faço pelos meus amigos, e ao desespero em que eu fico toda vez que eles fazem algum tipo de agressão a si mesmos ou ficam tristinhos por qualquer motivo que seja.
Isso me faz sofrer horrores, mas me qualifica como uma pessoa muito boa para se ter por perto.
Aos meus amiguinhos que lerem isso, por favor, tomem cuidado pra eu não enlouquecer de vez tá?
GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Escrevi escrevi e continuo me sentindo péssima! Queria poder fazer algo mais.

3 Comments:

Blogger Rafa said...

esse é um defeito técnico muito fofo.

=*

9:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

nossa... eu nem sabia que isso existia. ai ai... tadinha de vc mesmo. eu tbm choro horrores em filmes, livros e músicas... mas só quando eu me identifico com algo. :**

9:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eiiiii
k de o resto dos contos...espero tb que vc esteja bem viu!!!
quero lhe ver sempre sorrindo e de bem c a vida...
beijosssss
e se cuida

4:36 PM  

Post a Comment

<< Home